Como Prevenir Entupimentos em Casa

Ter os canos entupidos não é privilégio de poucos, na verdade a maioria já precisou alguma vez de serviços de desentupimento, seja de ralos, pia ou vaso sanitário, afinal, ao contrário do que muitos pensam, na maioria dos casos é necessário que um profissional resolva o problema, evitando problemas maiores.

Pensando nos motivos mais comuns que podem levar a este problema, com a ajuda da Desentupidora Tatuí, separamos algumas maneiras para evitar entupimentos no encanamento da casa.

prevenir-entupimentos-em-casa (8)prevenir-entupimentos-em-casa (12)

Em toda à casa tem algo que podemos melhorar.

Cozinha: Não jogue restos de alimentos e principalmente óleo no ralo da pia, pois o acúmulo causa entupimentos e mal-cheiro. Saiba que uma colher de óleo pode inutilizar milhares de litros de água. Lembre-se que no caso do óleo, existem empresas que reciclam.

Banheiro: O vaso sanitário não é lixeira, por isso não jogue papel higiênico, fio dental, absorventes e fraldas descartáveis lá dentro do vaso. E tem também o ralo. Retire os restos de cabelos que caírem todos os dias, porque eles também causam entupimento na tubulação quando acumulados.

Encanamentos: Não use soda cáustica ou outros tipos de ácidos para desentupir os canos. Diferente do que a maioria afirma estes produtos devem ser usados, quando necessário, por profissionais experientes.

Além de corroer os canos, afinal a maioria é de PVC, pode causar ferimentos graves.

Durante a reforma: Cuidado ao manusear concreto. Os resíduos podem cair em ralos e vaso sanitários.

Deixe todos os ralos cobertos. Se quiser, coloque plástico ou um pedaço de pano grosso embaixo da grade do ralo.

Caso a reforma for no banheiro, a tampa do vaso sanitário tem que ficar fechada.

Cuidado ao mexer com material ou realizar procedimentos que elevem a temperatura. Os grandes fabricantes apontam que os canos de PVC suportam até 40º.

Impermeabilização com manta asfáltica. Após o processo, coloque 10 ou 15 centímetros de água no ambiente. Marque o nível na parede, observe se diminuiu o nível da água e se teve vazamentos nos imóveis próximos.

Separando o lixo corretamente:

Separe o lixo orgânico do reciclado.

Equipamentos eletrônicos e pilhas precisam ser depositados em pontos de coleta apropriados normalmente as prefeituras passam fazendo essa coleta.

Algumas Dicas Essenciais Para Prevenir Entupimentos

O vaso sanitário não deve ser usado como lata de lixo, algumas pessoas pensam que deixando de jogar o óleo usado na pia da cozinha e jogando no vaso estão resolvendo o problema, quando na verdade estão somente mudando-o de lugar;

O óleo de cozinha deve ser colocado dentro de uma vasilha de plástico e levado a um lugar que faça reciclagem. Essa é a única maneira de se livrar dele sem criar problemas no encanamento da sua casa;

A poeira é uma inimiga silenciosa do encanamento. Ela vai se acumulando na parte de baixo dos canos e chega em um ponto que se transforma em uma “barreira”, causando entupimentos nas pias. É por isso, que se faz necessário, mesmo prevenindo, fazer uma limpeza especializada uma vez por ano.

Na hora de fazer a limpeza da pia somente produtos adequados devem ser usados e alguns, que são usados por algumas pessoas, devem ser evitados, como soda cáustica e ácidos. Esses produtos com um tempo vão corroendo os canos;

Alguns sinais alertam que o pior está por vir, como por exemplo, cheiro de esgoto vindo da pia do banheiro ou da cozinha e também bolhas na água. Nos dois casos pode ser um sinal de que tubulação já está obstruída em algum ponto e a tendência é que o problema se agrave. Neste caso, não resta que chamar logo um profissional para fazer o reparo antes que a água não desça mais na pia, se acumulando na bacias.

Lembre-se de todos os cuidados preventivos que foram listados aqui e não deixe de seguir um a um, no caso do entupimento é bem melhor prevenir. Quando deixamos o problema se agravar fica muito mais difícil de resolvê-lo;Caso você tenha um entupimento em casa, seja na cozinha ou no banheiro, não tente resolver sozinho, enfiando qualquer coisa no ralo, isso pode acabar acarretando em um segundo problema ainda maior, furando um cano. Busque ajuda com um profissional de qualidade, clique aqui para entrar em contato com quem recomendamos.

Esses pequenos detalhes e atitudes são de extrema importância, para quem quer evitar prejuízos com futuras manutenções na tubulação de esgoto, com isso você estará ajudando o meio ambiente, as Estações de Tratamento de Esgoto e a você mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *